Carlos Neto | Conferencista 12º CNEF



Carlos Alberto Ferreira Neto é Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.


Irá estar presente no painel de Atividade Física e Literacia Motora: a importância das práticas de atividade física e desportiva de qualidade no desenvolvimento da sociedade portuguesa, às 16h45 no Teatro José Lúcio da Silva.


Breve Currículo

  • Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e é atualmente docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985.

  • Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança.

  • É docente na “Cooperativa de Ensino A Torre” desde 1972;

  • Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH: Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Científico (2 mandatos); Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.

  • As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3) e “Bullying” nos recreios escolares (recess) (4).

  • É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, “Bullying in Youth Sports Training: New Perspectives and Practical Strategies”,“Libertem as Crianças” e “Inovar em Cascais: Corpo Ativo, Cérebro Aprendente”






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo